Quais são as oportunidades e desafios de empreender em Portugal

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Carolina Vogels

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Quais são as oportunidades e desafios de empreender em Portugal

Quando decidimos empreender em Portugal muitas vezes somos tomados pelo ânimo e pelo otimismo.

Afinal, quem vem de outro país vem com uma força que eu considero ser vantajosa, pois traz consigo, além da vontade de mudar, sua cultura que pode fazer a diferença em um negócio.

Os brasileiros são conhecidos pelo bom atendimento que prestam, por exemplo. Estas diferenças no atendimento, ou em uma receita, uma metodologia, ou gestão de custos e fornecedores, podem ser vantagens que farão seu produto ou serviço se diferenciar da concorrência.

Porém, se isto é bom por um lado, por outro tem o problema de fazer o empreendedor subestimar os desafios que vem pela frente, podendo ser o fim do sonho da migração e do empreendedorismo.

Por isso, neste artigo vamos identificar alguns dos pontos essenciais que considero para uma boa análise do seu negócio. Identificando os riscos e desafios que teremos ao empreender em Portugal e em qualquer lugar do mudo.  

  1. Concorrência:

Você sabe identificar quem serão seus concorrentes ao empreender em Portugal?

É preciso conhecê-los a fundo para assim saber identificar suas estratégias, posicionamento, e como se relacionam com os clientes, etc.

Uma forma de se preparar para enfrentar a concorrência é tentar identificar se existem muitas empresas concorrendo com você, se elas são de pequenos ou grande porte, se são marcas já existentes ou novas, o que elas fazem de diferente em relação as que já tem no país, ver os preços e se será possível concorrer com eles, etc.

Portugal não é um mercado muito grande, mas ainda há espaço para muitos negócios. Entretanto, atividades como restauração, cafeterias, serviços para auto, confeitarias, entre outros, podem ser muito concorridos. Vale lembrar que o país faz parte da União Europeia e está de portas abertas para muitos negócios do continente, o que aumenta a concorrência.

  • Produtos substitutos

É preciso identificar quais os produtos as pessoas usavam antes de conhecer o seu. Mesmo que sua ideia seja inovadora, sempre há uma forma de substituir seu produto ou serviço por outro, ainda que parcialmente. Os produtos substitutos irão concorrer diretamente com seu negócio, principalmente na questão de preços.

Uma dica para identificar esses produtos:

Se o seu produto ou serviço não existe no país que vai empreender, o que as pessoas fazem para viver sem ele?

Qual a diferença de preço e qualidade entre o produto/serviço que quer prestar/vender e o de seus substitutos?

  • Fornecedores e como negociar com eles.

Portugal ainda pode ser considerado um país conservador e um pouco fechado na hora de fazer parcerias com empreendedores estrangeiros.

Adquirir a confiança deles será fundamental para o sucesso com seu negócio.

A chave para isso, é tratar seus fornecedores como parceiros, ser transparente, honesto, ter o network aberto para tudo. Quanto maior for a parceria com seu fornecedor, melhores serão as oportunidades.

Assim como identificar seu concorrente, é bacana fazer também uma relação para identificar seu parceiro. Faça uma lista de como eles são, se são exclusivos, como fez para chegar até eles, analise como será seu contato com ele.

  • Novos concorrentes

Tão logo que seu produto começar a fazer sucesso, é preciso saber identificar que surgirão novos concorrentes, até mesmo copiando seu produto.

Por isso, pensar na estratégia a curto e longo prazo, te ajudará a ter uma clareza melhor nos desafios que virão.

É preciso então pensar em estratégias que, se não evitarem a cópia, mantenham o seu negócio como referência e inovador.

Algumas dicas para evitar que suas ideias criem novas concorrências:

– Registre sua marca ou crie patentes;

– Aperfeiçoe-se sempre: esteja um passo à frente de sua concorrência, mesmo que ela o copie;

– Fortaleça sua marca: se não é possível evitar a cópia, fortaleça desde o início a marca do seu negócio para que ele seja visto como pioneiro;

-Tenha uma boa relação com fornecedores: contratos de exclusividade, negociações diferenciadas, entre outros. Uma boa relação com parceiros pode criar vantagens que seus concorrentes novos não terão como obter.

  • Depender exclusivamente de poucos clientes pode ser um risco.

Ter poucos clientes, mesmo que sejam clientes bons, pode ser um risco para seu faturamento, pois qualquer alteração de contrato ou rescisão poderá comprometer boa parte de seu negócio.

 A jogada é não depender exclusivamente de alguns clientes, e sim analisar qual poder de negociação de seus futuros clientes, sempre inovando e mantendo seu poder de barganha com eles.

Por isso, empreender requer forças e desafios, mas são superáveis por quem tem um bom plano de negócios.

Se você deseja fazer seu plano de negócios, podemos te ajudar nesse seu projeto de abrir empresa e de obter o visto, contamos com diversos parceiros que irão com todo carinho te ajudar nesse plano.

Para transformar estes desafios em força você precisa analisar cada um destes pontos no país de destino e ajustar o seu plano de negócios a esta realidade. Desenvolver um plano de ação para superar estes desafios e diminuir os riscos também lhe ajudará a ter sucesso em seu empreendimento.

Quer saber mais? Entre em contato que ficarei muito feliz em tirar todas as suas dúvidas!

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